Caril é para mim, além de uma verdadeira comida de conforto, uma forma de cozinhar praticamente tudo e de se poderem aproveitar os mais variados alimentos. Desde o tradicional caril de frango, ao caril de camarão. Mas usar leguminosas e legumes para fazer caril, é uma deliciosa forma de incorporar as refeições sem carne nem peixe nas nossas ementas semanais.
Desta vez com beringela, batata doce e as deliciosas lentilhas!
Espero que gostem!
Ingredientes para 4 pessoas:
150g de lentilhas coral
1 beringela
1 batata doce laranja (média)
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
2 colheres de sopa de polpa de tomate
sal q.b.
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de pó de caril
1 malagueta seca (opcional)
água q.b.
250ml de leite de coco (de lata)
Preparação:
Pique finamente a cebola e os dentes de alho e leve-os ao lume juntamente com o azeite e o gengibre, deixando refogar um pouco. Junte depois o pó de caril e envolva bem, deixando as especiarias cozinharem. Se estiver a agarrar ao tacho, junte uma ou duas colheres de sopa de água e deixe cozinhar esta pasta mais um pouco. Junte depois a polpa de tomate e envolva bem. Continue a cozinhar esta pasta em lume muito brando.
Entretanto descasque a batata doce de corte-a em cubos pequenos. Descasque também a beringela, com a ajuda de um descascador e corte-a também em cubos. (Eu gosto de descascar a beringela porque acho que a ajuda a não ser tão amargosa).
Junte agora as lentilhas à mistura do tacho, assim como a batata e a beringela em cubos e cubra com um pouco de água e tempere de sal e junte a malagueta se usar. Deixe cozinhar uns 15 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando, de modo a que tudo coza e a água vá sendo absorvida, e as lentilhas se forem transformando numa espécie de papa.
Ao fim desse tempo, junte o leite de coco, envolva bem e deixe acabar de cozinhar.
Sirva polvilhado com coentros frescos e acompanhe com um pouco de arroz basmati.
(Os mais gulosos podem ainda juntar um ovo cozido!)
Bom Apetite!
0 comentários:
Postar um comentário