Perguntam-me muitas vezes se tenho sempre ideias para cozinhar. As vezes não tenho. E muitas vezes repito os clássicos cá de casa, as receitas que eu sei que todos gostam e que já repeti vezes sem conta.
Os meus dias, e a minha cozinha, não se fazem apenas de receitas novas. Há muitas receitas novas e mais ou menos diferentes e inovadoras, mas há muitos dias de apenas comida “normal”. De massa com frango e bacalhau à Brás. E há dias em que apetece só passar no take away e trazer um frango de churrasco ou qualquer coisa do género, apenas porque sim.
E depois há dias inspirados. De receitas que nascem enquanto estamos a cozinhar ao sabor do momento de misturas de receitas daqui e dali. Hoje um misto de bacalhau com natas e suflê de bacalhau, com nome de uma outra receita, de pescada e legumes que já não faço há muito tempo.
Ingredientes para 4 pessoas:
400g de migas de bacalhau demolhadas, ou equivalente em posta
2 cebolas
3 dentes de alho
1 folha de louro
4 cenouras médias
200ml de natas frescas
2 ovos + 3 claras
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de noz moscada
Preparação:
Descasque e corte as cebolas em meias luas finas. Descasque e pique os dentes de alho. Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer. Junte a cebola em meias luas, os alhos picados e o louro e deixe refogar um pouco. Junte depois o bacalhau, envolva bem e deixe “estufar” no refogado.
Entretanto descasque as cenouras e rale-as. Acrescente ao refogado de bacalhau e deixe cozinhar uns minutos.
Numa taça, bata os ovos com as natas e tempere com um pouco de sal, pimenta e noz moscada. Junte esta mistura ao bacalhau, ainda no lume, e deixe engrossar, em lume brando e sem parar de mexer. Retire do lume e mexa um pouco mais enquanto arrefece.
Quando a mistura estiver mais fria, bata as claras em castelo e envolva cuidadosamente no preparado anterior.
Coloque num pirex ou recipiente que vá ao forno e à mesa, e leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos, e até alourar.
Sirva depois, com uma salada verde ou brócolos cozidos!
Bom Apetite!
0 comentários:
Postar um comentário