Muitas das perguntas que mais me fazem têm a ver com os acompanhamentos. Que legumes, que tipo de legumes, como temperar legumes. Se assados, se salteados, se apenas cozidos.
Compreendo que nem sempre é fácil variar um pouco dos habituais - saladas e legumes cozidos - mas tenha ainda uma maior percepção que a dificuldade é muitas vezes nas ideias diferentes. No novo livro tentei responder a essa questão, e incluir acompanhamentos diferentes e com ingredientes simples e fáceis de encontrar. E tento também, quer por aqui, quer pelo instagram, conseguir partilhar as coisas que vou fazendo aqui por casa.
Esta semana, na nossa refeição sem carne nem peixe, a beringela foi o ingrediente principal, numa versão um bocadinho diferente, a pensar no médio oriente, mas que ficou deliciosa.
Ingredientes para 4 pessoas:
2 beringelas
2 tomates
1 cebola pequena
3 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
100g de queijo emmental (ou outro) ralado
azeite q.b.
1 colher de chá de canela
para servir:
ovo estrelado ou escalfado
arroz basmati com passas e amêndoas
Preparação:
Descasque a beringela (com um descascador de batata) e corte-a depois em cubinhos. Coloque num tabuleiro que vá ao forno, e junte a cebola e os dentes de alho picados, o tomate também em cubinhos e tempere de sal, pimenta e a canela. Regue com um pouco de azeite e envolva bem.
Tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºc até a beringela estar bem macia e desfazer-se, cerca de 45 minutos.
Retire do forno e junte o queijo envolvendo bem.
Sirva com o arroz e o ovo estrelado ou escalfado, ou use como recheio de empadas ou folhados, junte frango ou carne picada numa espécie de empadão de arroz.
Bom Apetite!
0 comentários:
Postar um comentário