Quando a receita é peixe, há sempre esta questão! Muitas pessoas a “queixarem-se” que não sabem que peixes comprar, e principalmente como cozinhar peixes diferentes. Na verdade é mais simples do que julgamos e às vezes é preciso sair da zona de conforto.
Cavalas ficam optimas em filetes e podem ser apenas cozinhadas na frigideira. Mas também são boas cozidas, depois de estarem temperadas “ao sal”. Os carapaus grelhados se forem grandes, com molho verde ou molho à espanhola, cortados à posta e fritos. E os mais pequenos, fritos, claro. Fanecas passadas por farinha de milho e fritas assim como postas de solha. Linguados grelhados com molho de manteiga, e se estivermos a falar de peixe maiores, como pargos, não há nada que enganar se os assarmos no forno.
As caldeiradas e cataplasmas são também formas de usarmos peixes como os ruivos, por exemplo.
Portanto é variar de douradas, robalos, pescada e salmão. E descobrir outros peixes, alguns deles até bastante económicos, e saber que fritar e no forno são sempre apostas ganhas.
Desta vez foi solha, e acabou no forno!
Ingredientes para 5 pessoas:
5 solhas médias sem cabeça e amanhadas
sal e pimenta q.b.
1 colher de sobremesa de alho em pó
1 colher de sopa de ervas secas variadas
azeite q.b.
Preparação:
Num pirex grande coloque as solhas. Tempere com sal, pimenta, o alho em pó, as ervas secas e regue com o azeite (eu usei azeite picante, mas qualquer um serve)
Tape o pirex com papel de alumínio, de modo a que fique bem preso, e leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até o peixe estar cozinhado.
Sirva depois com batatinhas assadas ou cozidas e uma salda variada.
Bom Apetite!
0 comentários:
Postar um comentário