Se as semanas passam com refeições muito simples e descomplicadas ao almoço, e uns jantares pensados e preparados, mas sempre dentro das refeições de simples semanais, os fins de semana são sempre a altura de cozinhar mais livremente, de experimentar coisas diferentes e de refeições mais compostas!
Na ultima ida às compras, pedi no talho carne de vaca para assar. Nestas coisas, nada melhor do que o conselho das pessoas que percebem do assunto e que nos aconselham sempre da melhor forma indicando a carne ideal para o que queremos fazer. E então, foi-me sugerida um belo “naco” de costeleta, para ser assado no forno. Aceitei o conselho, porque acabo sempre a ser bem aconselhada - e se não o fazem e têm confiança no talho onde vão, sugiro que façam o mesmo - e trouxe para casa um pedaço de carne que seria o equivalente a duas costeletas grandes, para assar no forno.
Preparei para o almoço de domingo, de forma muito simples, porque nestas coisa a simplicidade é a chave, e estava realmente delicioso. A carne derretia-se na boca, e até os miúdos repetiram.
Fica a receita, sendo que o segredo é mesmo a qualidade da carne!
Ingredientes para 4 pessoas:
1 peça de costeleta de Novilho (2 ossos) com 1,8kg
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
3 dentes de alho
2 raminhos de alecrim
Preparação:
Tempere a peça de carne com sal e pimenta.
Leve uma frigideira de ferro (ou outra que depois possa ir ao forno) ao lume com azeite e deixe aquecer bem. Sele a carne, uns 5 minutos de cada lado, e junte os dentes de alho esborratados e o raminho de alecrim.
Leve depois ao forno já quente (220ºC) durante cerca de 45 minutos a 1 hora. O tempo que a carne está no forno, dependerá da grossura da mesma e do ponto em que gostam da vossa carne, mais ou menos mal passada… (Se usarem um termómetro de carne, poderá a ajudar!)
Retirem do forno, tapem com papel de alumínio e deixem repousar cerca de 20 minutos antes de a cortar.
Sirvam depois com batatinhas assadas e espargos salteados, ou uma salada verde.
Bom Apetite!
0 comentários:
Postar um comentário