Uma das coisas que mais gosto quando chega o cabaz de peixe da Peixinho da Lota (que entretanto alargou a zona de entregas e já vai desde Viseu a S. João da Madeira), é não saber o que lá vem, e como isso nos alarga a variedade e nos põe a comer espécie que provavelmente não traríamos da peixaria, e como isso também em põe à prova no sentido de, como vou cozinhar este peixe.
Há além de peixe grelhado, peixe frito e peixe no forno, o que nunca desilude é um arrozinho de peixe, uma sopa de peixe e uma bela de uma caldeirada.
Desta vez, o pata roxa, que é um peixe tipicamente de caldeirada e da família do cação, acabou numa bela duma caldeira. E, sendo um peixe praticamente sem espinhas, é perfeito para preparar para os mais pequenos! É caso para dizer que deste pode vir sempre mais!
Ingredientes para 4 pessoas:
750g de pata roxa
6 batatas médias
1 pimento vermelho
2 cebolas
1 folha de louro
1 tomate maduro grande (usei 1/2 lata de tomate pelado porque não tinha tomate maduro)
sal e pimenta q.b.
salsa ou coentros q.b.
100ml de vinho branco
2 dentes de alho
azeite q.b.
Preparação:
Descasque as batatas e corte-as em fatias não muito finas. Descasque e corte a cebola em rodelas ou meias luas, lamine os dentes de alho e corte o pimento em tiras.
Num tacho largo, onde consiga acomodar tudo coloque cerca de 2 colheres de sopa de azeite. Disponha depois uma camada de cebola e alho, depois batata, pimento, tomate e peixe, e tempere com sal, pimenta e a folha de louro. Repita a camada temperando-a também e termine com um raminho de salsa ou coentros.
Regue com o vinho branco, e mais um fio de azeite.
Tape o tacho e leve-o ao lume brando, deixando cozinhar cercado 35 minutos, agitando o tacho de vez em quando para não agarrar.
Sirva de imediato!
Bom Apetite!
0 comentários:
Postar um comentário