segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Tarte de Oreo



O Natal mesmo à porta e acredito que a ultimarem a vossa ementa de natal.

Não sendo uma receita tradicional de natal, é uma receita de chocolate. E chocolate e natal andam de mãos dadas, pelo que nunca é demais uma receita decadente de chocolate para eventualmente colocarem na mesa de natal. Nem que seja para os esquisitos que não gostam de sonhos, nem de rabanadas, nem de fritos de abóbora, nem de azevias, nem de leite creme, nem de arroz doce, nem de coscorões, nem filhós, nem bolo rei, nem broínhas doces, nem aletria, nem formigos, nem mexidos, nem lampreia de ovos, nem de tudo o resto que é tradicional de natal.

Fica então esta tarte gulosa, que nunca fica mal em nenhuma mesa. E em especial numa mesa de Natal!


Ingredientes:


175g de bolachas Oreo (ou equivalente de outra marca)

75g de manteiga + 1 colher de sobremesa

200g de natas (de preferências natas frescas)

200g de chocolate 70% cacau

4 colheres de sopa de caramelo salgado ou doce de framboesa (opcional)

framboesas, oreo e hortelã para decoração


Preparação:


Para a base triture as  bolachas (sem retirar o recheio) juntamente com  a manteiga derretida. Forre depois uma tarteira de fundo amovível, redonda (22 cm) ou retangular (35x11cm) na base e laterais. Leve ao frigorífico a prender

Entretanto prepare a ganache de chocolate. Derreta o chocolate partido em pedaços com as natas até ficar cremoso. Retire do lume e  junte  1 colher de sobremesa de manteiga e continue a mexer até ficar bem derretido. Reserve e  deixe arrefecer cerca de 1 hora à temperatura ambiente.

Retire depois a base do frigorífico e encha com a ganache. Opcionalmente podem colocar sobre a base de bolacha, e antes da ganache,  o doce de framboesa ou o  molho de caramelo salgado. 

Leve ao frigorífico para prender, cerca de 2 horas.

Antes de servir decore a gosto com bolachas oreo, framboesas e hortelã e um pouco de açúcar em pó. 

Desenforme antes de servir.


Bom Apetite!

0 comentários:

Postar um comentário