Não me restam dúvidas que as receitas de legumes enquanto acompanhamento, são as que os meus leitores acabam mais por me pedir. É muito bom saber isso. Quer dizer que, ao verem as minhas partilhas diárias das nossas refeições em família, ficam curiosos com os legumes e vegetais que preparo, e que de alguma forma aos poucos mudamos um pouco a mentalidade de que os vegetais são um pequeno acompanhamento, e só se servem cozidos e e saladas. Eu acredito, e cada vez mais há indicadores que o comprovam, que os produtos hortícolas devem ter um papel cada vez maior e mais importante na nossa alimentação, e devem mesmo ser a nossa base. Não quero com isto dizer - porque não faz parte dos meus planos - deixar de comer carne, peixe, ovos e lacticínios. Mas cada vez mais importante percebermos que o papel dos produtos vegetais tem de ser mais um papel principal e não secundário, e que é a carne ou o peixe que devem funcionar como acompanhamentos....
Eu gosto muito de couves de bruxelas, e tenho-as encontrado frescas com alguma facilidade. Apesar de as adorar assados no forno - numa receita que já aqui partilhei - decidi desta vez fazer estufadas num simples molho de tomate. Fiz para acompanhar um caril rápido de peito de frango, e no dia seguinte comi as sobras destas couves com sobras de quinoa, e posso dizer que foi uma refeição igualmente deliciosa!
Aqui fica a receita e as sugestões.
Ingredientes para 4 pessoas:
350g de couves de bruxelas frescas
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
1 cebola
azeite q.b.
1 folha de louro
1 lata pequena de tomate pelado
Preparação:
Lave e corte as couves de bruxelas ao meio e reserve.
Entretanto pique a cebola e os dentes de alho e leve num tacho ao lume, com um pouco de azeite e uma folha de louro. Deixe a cebola refogar e acrescente a lata de tomate pelado, com o tomate previamente picado ou triturado. Tempere de sal e pimenta e deixe levantar fervura. Acrescente depois as couves de bruxelas e envolva bem. Assim que começar a ferver, reduza para o mínimo, tape e deixe cozinhar em lume brando, até que as couves estejam macias.
Sirva como mais gostar!
Bom Apetite!
0 comentários:
Postar um comentário