Nesta questão das festas com muitas pessoas que vou fazendo aqui em casa tenho, nos últimos tempos, tirado imenso partido da slowcooker. Em primeiro lugar porque facilita a tarefa de cozinhar para muitas pessoas porque o faz praticamente sozinha, e depois porque tem a particularidade de manter a comida quente, o que é perfeito quando temos mais de 50 pessoas em casa e acaba por ser apenas ligar a panela e deixá-la ao alcance de todos para que se sirvam à vontade.
Pode não ser a coisa mais glamorosa do mundo, servir na panela, mas é muito p´ratico e útil, e ás vezes há pequenas coisas que devemos mesmo simplificar um bocadinho para ser mais fácil para todos.
Acabei a fazer esta receita para ser servido em pãezinhos, com salada e maionese de sweet chilli (maionese de compra mistura com molho sweet chilli de compra a gosto), mas também pode ser servido, para quem preferir, com batata frita de pacote e salada. Na festa deixei que cada um escolhesse como preferia. Montei uma “banca” com a panela ligada em “warm” (manter quente), os pães já abertos de um lado, a taça da salada e a da maionese, e ainda uma outra taça com as batatas fritas. O lema “keep it simples” sempre a dar cartas.
Acabei a fazer demasiada carne, mas congelei em doses para depois usar em wraps, empadas, crepes, empadão, lasanhas...
Ingredientes para 10 a 20 pessoas:
1 pá de porco com osso, com cerca de 2,5 a 3 kg
3 maçãs
2 cebolas roxas pequenas
sal e pimenta q.b.
2 folhas de louro
Preparação:
Descasque a cebola roxa e corte-as em meias luas não muito finas. Corte também a maçã em quartos, retire o caroço, mas deixe a casca. Coloque tudo no fundo da panela slowcooker. Por cima coloque a pá de porco e tempere-a bem com sal, pimenta e as folhas de louro. Tape a panela, regule-a para slow, deixando cozinhar 8 horas.
Ao fim deste tempo a carne estará macia, a desfazer-se e a separar-se completamente osso e terá imenso líquido. Retire a carne e coloque-a num tabuleiro e leve-a ao forno previamente aquecido a 180ºC, 30 minutos, apenas para dourar a superfície. Retire a carne do forno e com dois garfos desfaça-a em lascas. Reserve.
Retire as folhas de louro do molho e triture-o depois com a ajuda da varinha mágica até obter um molho grosso e cremoso. Coloque a carne desfiada novamente na panela juntamente com o molho e envolva bem. Mantenha quente até servir.
*Nota: Para que não tem panela de cozedura lenta (fica a nota que a minha é uma panela do Aldi com capacidade de 6l e custou cerca de 30€) podem fazer no forno quase da mesma forma. Colocam no fundo de um tabuleiro as maças e cebolas, depois a carne e envolvem tudo muito bem com papel de alumínio para não deixar escapar vapor. Levam ao forno um mínimo de 4 horas a 150ºC. Se ao fim deste tempo a carne ainda não se estiver a desfazer deixem ficar mais uma hora até se separar, literalmente, do osso. Procedem depois da mesma maneira para finalizar a receita.
Bom Apetite!
0 comentários:
Postar um comentário