Uma amiga me pediu para fazer um bolo mole com leite condensado e queijo. Vi várias receitas na net e a que mais me agradou foi a do Bolo Mole de Queijo do blog Quiche de Macaxeira. Fiz algumas alterações na receita, além de acrescentar o leite condensado. Ela simplesmente amou o bolo! Eu também o considerei delicioso, mas opinei que se fosse adicionada mais farinha de trigo, ele ficaria muito mais bonito, sem essas bordas tão levantadas. Ela não aceitou de jeito nenhum que eu alterasse a receita. Achou que o bolo estava perfeito em sabor, e que se eu aumentasse a farinha, realmente iria ficar mais estético, mais belo, todavia haveria perda tanto na textura como no sabor. Então a receita ficou como estava, e aí vai ela...
Receita de Bolo Mole de Queijo e Leite Condensado
Ingredientes: *Xícara de chá: 200ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de chá: 3ml
1. 1 garrafinha de leite de coco (200ml)
2. 1 xícara de chá de leite de gado integral (200ml)
3. 1 lata de leite condensado
4. 4 ovos grandes (224g sem casca e 252g com casca= 63g cada ovo, com casca)
5. 1 colher de chá de essência de baunilha (10 gotas) (Colher de 3ml)
6. 100g de manteiga
7. 1 xícara de chá rasa de açúcar refinado (150g)
8. 100g de queijo parmesão ralado (usei Faixa Azul)
9. 1 xícara de chá rasa + 3 colheres de sopa rasas de farinha de trigo (130g) (uso Dona Benta)
10. 1 colher de chá rasa de fermento em pó (colher de 3ml)
Preparo
1. Acenda o forno a 180º.
2. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo SOMENTE o fundo de uma forma redonda de 24cm de diâmetro (ou de teflon, sem untar).*
3. No Liquidificador: Coloque os ingredientes na ordem numerada e bata na velocidade máxima até obter uma massa homogênea (1 minuto, aproximadamente).
4. Verta a massa na forma e leve para assar até que doure nas bordas. Aos 30 minutos, gire a parte da frente da forma para trás e reduza o forno para 160º (forno a gás). Deixe mais 20-30 minutos ou até as bordas corarem (o meu levou uns 70 minutos). O palito enfiado no centro do bolo ainda sai com massa pregada. Aguarde amornar para retirar da forma. Para ficar com a parte superior do bolo para cima, vire duas vezes: a primeira, numa assadeira de pizza e a segunda, no prato de servir. Morno é mui gostoso, mas gelado é melhor.
OBS.: A parte de baixo e a lateral do bolo, as quais ficam em contato com a forma, resultaram bem escuras, contudo, não estavam com gosto de queimado.
*A razão de não untar as bordas, é que o bolo prega na lateral da forma e as bordas não sobem demais. Quando amorna, é necessário passar uma faca nas laterais para soltá-las da forma. Como usei uma forma de teflon de 24cm da Tramontina, é lógico que as bordas subiram bastante.
0 comentários:
Postar um comentário