quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Pizza Marguerita com Aveia

Não dizem que no Brasil tudo termina em pizza? Aqui no Ceará, também. Explicando: vi a receita de Pão Marguerita com Aveia no blog da Gina, Naco Zinha Brasil, e fiquei maluquinha para fazer. Sou péssima de pão, porque não sei e não tenho força (nem paciência!) para sovar a massa. Mas quando percebi que este pão da Gina era moleza para fazer, já que não tinha a desgraçada da sova, “arregacei as mangas” e fui pra labuta.

O diacho é que aqui em casa todo mundo dá “pitaco” nas receitas, até os convidados! Então choveu palpite pra lá e prá cá, e acabou que o pão virou pizza mesmo, com direito a molho de tomate, muito queijo, azeite e, lógico, cervejinha para acompanhar. E também, muitos e muitos elogios após a comilança, o que é ótimo para elevar o ego (ou a égua?*) desta cozinheira de coisinhas simples: eu.


A verdade é que a massa é perfeita. Leve, delicada e extremamente gostosa, enquanto a cobertura, gente, só mesmo provando para se ter a idéia de seu sabor especialíssimo. Sucesso total, absoluto!

Gina, obrigadíssima pela receita maravilhosa.

E a vocês, que passam por aqui, convido-os a visitarem o Naco Cozinha e verem as receitas deliciosas e belas da Gina. Vão se encantar, com certeza!


*Égua, no Ceará, significa: besta, tola, boba; no sentido de fazer tudo que os outros querem.
Ingredientes *Xícara de chá: 200ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de chá: 2,5ml
1. 2 tabletes de fermento biológico fresco (30g)
2. 1 colher de sopa rasa de açúcar
3. 1 xícara de chá de leite morno (200ml)

4. 1 colher de sopa rasa de sal
5. 2 ovos médios
6. ½ xícara de chá de óleo (100ml) (uso de milho)
7. 1 ½ xícara de chá de aveia em flocos finos (135g) (uso Quaker, rótulo azul)
8. 3 ½ xícaras de chá de farinha de trigo (350g)

Cobertura
1. 1 pacote de molho de tomate Pomarola Pizza (300g)

2. 1 1/3 de xícara de chá de queijo coalho fresco em cubinhos (250g) (ou outro queijo branco)
3. 3 tomates médios sem sementes em cubinhos
4. 3 colheres de sopa rasas de manjericão picadinho
5. 3 colheres de sopa de rasas de orégano
6. 1 1/3 de colher de chá rasa de sal (colher de 2,5ml)

7. 3 xícaras de chá rasas de mussarela ralada no ralo grosso (350g)

8. Azeite para regar

Preparo
Massa
Numa tigela grande, esmigalhe o fermento. Adicione o açúcar e o leite morno. Misture bem e deixe levedar por 15 minutos dentro do forno coberto por um pano de prato. À essa “esponja”, adicione um a um os ingredientes 4-7, misturando após cada adição. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo inicialmente com uma colher de pau e depois, quando a massa ficar pesada, com as mãos. A massa fica ainda grudando nas mãos. Cubra com o pano de prato e deixe crescer por 20 minutos dentro do forno.

Cobertura e Montagem
Enquanto espera a massa crescer no forno, faça as etapas 1 a 3:
1. Unte com margarina uma assadeira retangular nº 3, de 40x26x3,5cm.

2. Rale a mussarela. RESERVE.

3. Corte o queijo coalho e os tomates sem sementes em cubinhos e ponha-os numa tigela média. Acrescente o manjericão picado, o orégano e o sal; misture. RESERVE.

4. Após os 20 minutos iniciais de crescimento massa: espalhe a massa na forma, abrindo-a com os dedos, delicadamente, para não eliminar muito as bolhas de ar. Onde ficar buraco após ter espalhado, retire uma porção de massa de uma parte mais grossa (alta) e transfira para tapar o buraco, pressionando suavemente o pedaço de massa transferido. Deixe a massa crescer por mais 20 minutos, em local sem vento, coberta por um pano de prato grande*. Estique bem o pano de prato, prendendo as bordas debaixo da assadeira para que ele não encoste na massa.

5. Assim que deixar a massa para crescer na forma por 20 minutos: acenda o forno a 220º.

6. Após os 20 minutos de crescimento na forma: espalhe o molho de tomate por cima da massa com auxílio de uma colher, cuidando para não pressionar a massa, distribua a cobertura misturada e reservada na etapa 3 e a seguir, a mussarela. Regue com azeite.

7. Leve para assar por 25 minutos ou até que espetando um palito, ele saia limpo. Sirva 2 minutinhos após sair do forno para a massa não quebrar muito.


*Costumo desocupar uma parte de um armário de cozinha e colocá-la aí para crescer, com a porta fechada.

0 comentários:

Postar um comentário