Adoro paçoca de amendoim, assim, quando vi esta receita de gelatina de paçoca, fiquei o tempo todo imaginando como ficaria. E ainda mais, desejei provar esta ganache com creme de amendoim que, até então, não conhecia.
Olha, esta gelatina é de tirar o chapéu. E a ganache é tão deliciosa, que dá vontade de beijar os pés de quem a inventou, pois merece, merece mesmo. Ela dá um complemento perfeito à gelatina e acaba fazendo com que a gente coma mais do que é sensato fazê-lo. Como nem sempre sou sensata, amei comer muito além do que devia. Aposto como você abusará do direito de comer se a fizer, quer ver?
O que sobrou da ganache, após decorar a gelatina, verti numa molheira e servi junto com a gelatina. Ficou divino o contraste da gelatina gelada e da ganache morna. Recebi mil elogios, o que me deixou uma verdadeira "boba alegre".
No dia seguinte, coloquei a ganache, que estava gelada e dura, por 40 segundos no microondas, e servi-a novamente na molheira, acompanhando a gelatina. Todos acharam que ficou tão saborosa quanto no dia anterior. Como conseqüência, essa receita entrou para o rol das minhas sobremesas prediletas e deliciosamente perfeitas.
Obs.: Fiz esta receita uns dias antes do surgimento da hérnia de disco, mas só recentemente pude organizá-la devagarzinho -- ficar sentada aumenta minhas dores -- e então publicar.
Créditos: Revista Dicas & Receitas Mini, Ano 3, nº12, 2009, Receitas com Gelatina, p.27
NOTÍCIAS MINHAS -- 22/11/2010
Fiquei sem dar notícias desde o dia primeiro deste mês, porque tinha que aguardar 21 dias após a infiltração de corticóide na coluna para saber do resultado da mesma.
Sinto-me superfeliz em poder dizer que a infiltração, até agora, tem sido um sucesso e uma benção na minha vida. Aquelas dores lombares insuportáveis desapareceram completamente. Desde sexta-feira, 19/11, estou com dores mínimas. Ainda estou com tratamento medicamentoso, o qual tem analgésico, portanto, não me iludo de que esse estado seja definitivo. Tenho plena consciência de que terei altos e baixos nas dores e de que levarei de 6 a 12 meses para recuperar-me, sem saber se ficarei ou não com alguma dor remanescente como seqüela da malfadada cirurgia da hérnia de disco.
Como já aprendi a viver o hoje e a usufruir os momentos de dores menores, sinto-me uma pessoa privilegiada por ter recebido dos Céus essa graça, à qual agradeço diariamente, por permitir-me ter uma vida menos limtada e bem mais feliz.
Mui grata a todos vocês pelo apoio e pelas orações. Mais uma vez, não sei quando poderei voltar a cozinhar e postar minhas receitas. Mas não importa, a minha vida hoje tem como objetivo recuperar a saúde.
Assim, deixo aqui meu afeto, meu beijo mais carinhoso e o meu até... quando for possível voltar. Laura Lucia
Receita da Gelatina de Paçoca
Ingredientes *Colher de sopa=15ml
Gelatina
1. 800ml de leite (era 1 litro)
2. 12 paçocas de amendoim (264g) (eram 10 paçocas)
3. 1 lata de creme de leite com soro
4. 1 lata de leite condensado
5. 3 envelopes de gelatina em pó sem sabor (36g)
6. 9 colheres de sopa de água para hidratar a gelatina
R
Decoração: ganache de amendoim
1. 100g de chocolate meio amargo (uso Amaro da Lacta)
2. 1 pote de creme de amendoim de 250g (usei Amendocrem)
3. 1 lata de creme de leite SEM soro, em temperatura ambiente (RESERVE o soro)
4. 4 colheres de sopa de soro do creme de leite
R
Preparo
Gelatina
No liquidificador: ponha o leite e acrescente os ingredientes 2 a 4 . Hidrate a gelatina com a água e dissolva-a em banho-maria, sem deixar ferver, ou leve ao microondas por 15 segundos e mexa bem quando retirar. Acrescente a gelatina dissolvida aos outros ingredientes do liquidificador e bata rapidamente até obter uma mistura ligeiramente homogênea. Não bata demais para a paçoca não ficar muito fina e leve, subindo toda na forma, em vez de descer (quando virar no prato de servir, devem ficar pedacinhos de paçoca na parte superior da gelatina, a qual, na forma, era a parte de baixo). Ponha a mão em concha no bico do copo do liquidificador, enquanto bate, que é para não derramar creme. Verta numa forma de pudim* de 2 litros, umedecida com água, e deixe ficar na geladeira durante 12 horas.
Decoração (faça imediatamente antes de desenformar a gelatina)
Num refratário, derreta o chocolate em banho-maria ou por 1:30 minuto no microondas e misture bem; acrescente o creme de amendoim e misture novamente; adicione o creme de leite e as 4 colheres de sopa de soro do creme de leite. Misture. Ponha no liquidificador e bata até obter uma mistura lisa e homogênea. Verta-a numa tigela. RESERVE.
Para Desenformar a Gelatina: ponha a forma numa bacia de plástico grande e acrescente água o suficiente para cobrir a forma até perto da borda (aproximadamente 3-4 dedos de água, na bacia que usei: de 19cm de diâmetro por 11cm de altura) (Veja foto 3-c). Marque 5 minutos. Retire a forma e enxugue a parte externa com um pano de prato. Passe uma faca de sobremesa de ponta redonda em toda a borda da gelatina, para soltá-la. No centro, passe uma faca de ponta fina para soltar a gelatina do funil da forma. Dê uma balançada na forma para um lado e para o outro, várias vezes, girando a forma nas mãos para que a gelatina se solte em todos os lugares. Desenforme no prato de servir. Se não desenformar, volte a forma para a bacia com água por mais 1 minuto.
Decoração
Coloque 3 colheres de sopa bem cheias de ganache de amendoim (cobertura) num saquinho com bico fechado** (foto 4-a). Corte o bico com tesoura numa largura de 6-7mm. A ganache será colocada nas partes baixas ou sulcos da gelatina. Esprema o saco, iniciando a colocação da ganache primeiramente no prato, perto da borda da gelatina, e suba com ela, sempre espremendo o saco, até contornar a parede externa e a parte superior da gelatina, descendo pela parte interna da mesma (foto 1). Sirva acompanhada do restante da ganache, delicie-se e prepare-se para os mil aplausos.
R
* A forma para pudim verde (foto 3-b) que usei, comprei, bem baratinha, na loja virtual Posthaus Lar & e Lazer .
** Comprei os saquinhos de confeitar com bicos fechados (foto 4-a), próprios para usar sem bicos decorativos, apenas cortando a ponta com uma tesoura, na loja virtual Barra Doce.
Dica: Se preferir a ganache mais mole, acrescente mais soro do creme de leite. Na receita original usava-se todo o soro do creme de leite na ganache, porém achei que ficaria mole demais. Faça como você preferir, está bem?
Obs.: Para enfeitar o prato de sobremesa com ganache, corta-se um triângulo do fundo de um saco plástico pequeno (foto 4-b); coloca-se dentro deste saquinho um pouco de ganache, corta-se 3mm do bico com uma tesoura e enfeita-se o prato fazendo ziguezagues (foto 2). Põe-se então o pedaço de gelatina a ser servido.
0 comentários:
Postar um comentário