Se há coisa que os últimos anos me têm trazido, é uma maior serenidade. Dizem-me que chega com os 40, e são capazes de ter razão.
Nos dias que correm sinto que as coisas que mais prendem a minha atenção, a minha disponibilidade - seja ela mental ou apenas temporal - e a minha vontade são apenas e só as que valem a pena. As que sinto que me fazem bem e que me ajudam a seguir o caminho que eu acho que deve ser feito.
Tem sido uma caminhada também de autoconhecimento, de deixar de gastar energia com coisas que na verdade não acrescentam nada, e seguir caminho. Sentir que de alguma forma se continua a crescer e aprender e não se estagnou.
Que já não caímos em discussões parvas que não levam a lado nenhum, nem temos uma necessidade ridícula de provar a outros o nosso ponto de vista e opinião.
Quando a nossa vida passa a ser a nossa vida sem necessidade de justificar seja o que for. Quando aprendemos finalmente a calar mais do que o que falamos.
O que eu tento não calar, são as receitas que continuo sempre cheia de vontade de partilhar, como estas batatas recheadas que ficaram deliciosas e sai uma boa maneira de dar um novo uso aos mais variados recheios e pequenas sobras que possam ter por casa.
Ingredientes para 4 pessoas:
4 batatas doce laranja (ou outras) de tamanho médio
200g de cogumelos marron
1 cebola pequena
100g de sobras de bolonhesa de carne (ou outra sobra de carne, chouriço, bacon - e completamente opcional)
4 colheres de sopa de polpa de tomate
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
2 dentes de alho
azeite q.b.
125g de queijo mozarela ralado
Preparação:
Lave bem as batatas e asse-as inteiras e com pele até que fiquem macias. Pode usar o forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 50 minutos, ou a airfryer a 180ºC durante 30 minutos.
Entretanto prepare o recheio. Pique a cebola e os dentes de alho e leve ao lume numa frigideira juntamente com uma colher de sopa de azeite e o louro. Deixe refogar bem. Limpe os lave os cogumelos e pique-os finamente. Junte depois à mistura de cebola e deixe cozinhar em lume alto de modo a que não se forme líquido. Tempere de sal e pimenta e acrescente a polpa de tomate e as sobras de bolonhesa envolvendo bem. Deixe cozinhar uns 2 ou 3 minutos. Desligue e acrescente metade do queijo e envolva bem.
Corte depois as batatas ao meio, sem chegar ao fim e abra-as ligeiramente em “borboleta”. Divida o recheio pelas batatas e polvilhe com o restante queijo.
Leve novamente ao forno aquecido, apenas uns 5 minutos, para derreter e gratinar o queijo.
Sirva com uma salada verde ou legumes salteados.
Bom Apetite!
0 comentários:
Postar um comentário