Apercebi-me que estou há muito tempo em falta com esta receita de um pão de ló muito simples, receita do pai da minha amiga Sandra, que foi pasteleiro (agora reformado) e que é perfeito para os aniversários, porque é um bolo que se transforma em quase tudo.
Quando há uns meses celebramos o aniversário do filho da minha amiga Sandra, ela voltou a fazer este pão de ló, que depois enriquecemos com o doce de ovos pobre, natas batidas e frutos vermelhos, e posso dizer que foi um sucesso.
Com recheio de nutella, creme de brigadeiro, creme pasteleiro e até buttercream de queijo creme e banana caramelizada são combinações que me lembro assim de repente e que sei que ficariam aqui delicoosas.
Daqueles bolos que todos devemos ter no repertório e que usamos vezes sem fim sempre com uma nova cara. Um bolo com 3 ingredientes básico e que não deixa ninguém ficar mal, é o que se quer!
Ingredientes:
6 ovos
240g de açúcar
180g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
Preparação:
Coloque na taça da batedeira elétrica os ovos (gemas e claras) e o açúcar, e bata até triplicar de volume, cerca de 10 minutos.
Ao fim desse tempo envolva cuidadosamente a farinha, previamente misturada com o fermento e coloque numa forma redonda, sem buraco, previamente untada e polvilhada com farinha ou com papel vegetal, se preferir.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 35 minutos até o bolo estar cozinhado e dourado.
Retire do forno, deixe arrefecer uns minutos e desenforme deixando arrefecer completamente sobre uma grelha antes de rechear a gosto.
No bolo do foto, o bolo for cortado ao meio e recheado com doce de ovos pobre (encontram a receita aqui no blogue) e natas batidas em chantilly. coberto com mais doce de ovos e mais natas batidas (num total de 400ml de natas batidas) e decorado com frutos vermelhos da época e hortelã.
Bom Apetite!
0 comentários:
Postar um comentário