Tem vindo muitas ameixas de casa dos meus sogros - como é que uma só arvore dá tanto fruto! - e além de partilharmos, temos consumido de muitas formas: ao natural, em muitos batidos e também já deu para algumas receitas!
Saiu este “clafoutis”, para aproveitar algumas mais tocadas e impedir que se estragassem. Numa versão sem glúten, e sem laticínios porque sim. Não há intolerância por aqui, mas as minhas enxaquecas gostam que eu reduza ou evite glúten em excesso, e quanto ao leite calhou mesmo ter um pacote de bebida vegetal aberto e foi para acabar. No entanto encontram aqui no blogue versões mais tradicionais do clafoutis que vos aconselho a experimentar em vez de pegarem nesta receita e adaptarem a leite e farinha normal.
Esta versão deu uns lanches e pequenos almoços maravilhosos!
Ingredientes:
500g de ameixas partidas em pedaços (com casca sem caroço)
2 colheres de sopa de açúcar - usei mascavado, mas usem qualquer um do vosso agrado
3 ovos
80g de polvilho doce
200ml de bebida vegetal
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
Preparação:
Coloque as ameixas no fundo de uma skillet (frigideira de ferro) ou outro recipiente que possa ir ao forno e polvilhe-as com o açúcar.
À parte bata os ovos, com a bebida vegetal de aveia, o polvilho doce, a canela em pó e a essência de baunilha, até ficar com uma mistura homogénea.
Verta sobre as ameixas e leve ao forno previamente aquecido a 180°C durante cerca de 40 minutos, ou até estar cozinhado e dourado.
Sirva simples ou com um pouco de maple syrup.
Bom Apetite!
0 comentários:
Postar um comentário