Quem fazia os melhores “bojés” era a avó Filomena, avó do Miguel. Para quem não sabe, a família do materna do meu marido é indo-portuguesa e aprendi imensas coisas com a avó dele.
Ora os bojés são uma espécie de pataniscas de cebola. Mas a massa não leva ovos e é feita com farinha de grão de bico. Agora é simples encontrar farinha de grão de bico em qualquer supermercado. Mas eu sou do tempo de irmos de propósito a Lisboa, ao Martim Moniz comprar ingredientes específicos entre os quais farinha de grão de bico!
Tradicionalmente são fritos. Mas eu adaptei um bocadinho a receita para esta versão e fiz apenas na frigideira quente com um fio de azeite. Usei alho francês em vez de ser só cebola, e não juntei piri piri, ou malagueta fresca picadinha, como ela fazia, por causa dos miúdos.
Mas ficou delicioso na mesma e foi uma deliciosa receita sem carne nem peixe. Aqui no blogue encontram a versão mais tradicional dos bojés!
Ingredientes para 4 pessoas como refeição principal:
300g de farinha de grão de bico
2 alhos franceses grandes
1 cebola
sal q.b.
1 colher de sobremesa de curcuma
2 colheres de sopa de coentros frescos picados
1/2 colher de chá de cominhos
agua q.b.
azeite q.b.
Preparação:
Corte a cebola em meias luas finas. Corte também o alho francês em rodelas finas e lave bem para retirar todas as impurezas. Coloque o alho francês e a cebola numa taça grande. Acrescente depois a curcuma, os cominhos, o sal e os contras frescos picados e misture bem. Junte depois a água, aos poucos e poucos, cerca de 300ml até obter a consistÊncia de uma palme tipo massa de panquecas. Pode não precisar da agua toda ou ate precisar de mais agua, Daí a importante de ir juntando aos poucos e ir mexendo para acertar com a consistência.
Leve depois uma frigideira ou chapa de grelhar ao lume e deixe aquecer bem. Junte depois um fio de azeite e cozinhe colheradas de massa, como se fossem pataniscas até que fiquem douradas de ambos os lados. Repita até esgotar toda a massa.
Sirva com uma salada verde ou legumes salteados.
Bom Apetite!
0 comentários:
Postar um comentário