Este bolo é simplesmente divino. Fica com a parte inferior cremosa, o que é uma delícia. Achei-o rápido de fazer e mui, mui saboroso. Faça o bolo e um cafezinho, ou chá, conforme sua preferência, e sinta o sabor do milho verde espalhando-se pela língua, muito semelhante ao de uma pamonha cozida.
Créditos: Baseado na receita de Bolo Pamonha Assada do blog Coisas cá de Casa. Fiz algumas alterações na receita.
Receita de Bolo Pamonha
Ingredientes *Colher de café: 2ml
1 .675g de milho não muito verde (umas 6 espigas grandes)
2. 1 vidro de leite de coco pequeno (200ml)
3. 2 ovos grandes (120g, pesados com casca e 104g, sem a casca)
4. 200g de açúcar refinado
5. 120g de manteiga com sal (usei Maranguape)
6. 2 colheres de café rasas de sal
7. 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
Preparo
1. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma forma redonda de 24x5cm ou use uma de teflon do mesmo tamanho, untando-a com um pouco de margarina.
2. Acenda o forno a 180º.
3. Retire os grãos de milho das 6 espigas cortando-os com uma faca serrilhada. Raspe as espigas com uma faca de gume liso, deixando os sabugos limpos; misture os dois. Pese, então, os 675g que serão usados na receita.
4. No liquidificador: ponha os ingredientes 1 a 6 e bata durante 2:30 minutos na velocidade máxima. Reduza a velocidade para média/baixa e adicione o fermento, batendo rapidamente só até homogeneizar.
5. Verta na forma e leve para assar durante 35-40 minutos ou até as bordas ficarem bem coradas. Gire a parte da frente da forma para trás aos 30-35 minutos para corar por igual (forno a gás). O palito enfiado no centro do bolo sai com alguns farelos grudados. Quando retirar, aguarde amornar e desenforme. Se quiser que a parte mais bonita fique para cima, desenforme duas vezes: a primeira, numa assadeira de pizza ligeiramente untada com margarina ou óleo de girassol -- que é inodoro e não tem sabor--, e a segunda, no prato de servir. E coma com prazer, pois é um bolinho irresistível!
0 comentários:
Postar um comentário