Uma da minhas grandes paixões é a associação de tomate seco e manjericão, o que pode ser visto pelas receitas que já publiquei: Patê de Ricota e Tomate Seco e Pastel de Forno com Tomate Seco e Polenguinho -- ambas também levam manjericão--, o pão que ora publico, e outras receitinhas "guardadas na manga" para apresentar-lhes futuramente.
E para ser franca, este Pão de Tomate Seco e Manjericão é dos deuses!!! Uma perfeição de massa, com textura macia e supersaborosa, por contribuição especial da sêmola, além de um recheio maravilhoso mesclado de requeijão, parmesão fresco, orégano, tomate seco e manjericão. Uma riqueza, não é? Sinceramente, vale a pena experimentar...
Créditos: 1) Massa: baseada na receita da massa de Pão de Salame da mamãe, onde fiz diversas alterações; 2) Recheio: criação minha.
Foto 3: Massa aberta com rolo e recheada; Foto 4: Pão pincelado com gema, imediatamente antes de ir ao forno.
Receita de Pão de Tomate Seco e Manjericão: Sovado na MFP
OBS: Antes de iniciar a receita, veja DICA, abaixo desta, para saber do funcionamento da sua MFP.
Ingredientes *Xícara de chá: 190ml
1. 260g de leite integral em temperatura ambiente
2. 1 ovo médio (57g, pesado com casca)
3. 70g de manteiga com sal ligeiramente amolecida
4. 10g de sal
5. 1 ½ colher de sopa rasa de açúcar
6. 250g de farinha de trigo para pão*(1) (uso FINNA)
7. 250g de Sêmola de trigo (Usei DE CECCO, di Grano Duro)**(2)
8. 7g de fermento biológico instantâneo seco
9. 1 ovo ligeiramente batido para pincelar
Recheio
1. 200g de requeijão cremoso em bisnaga (usei Itacolomy)
2. 2 pacotes de queijo parmesão ralado grosso (160g) (usei Faixa azul)
3. Orégano para polvilhar
4. 180g de tomate seco picado, escorrido o azeite
5. ½ xícara chá de folhinhas de manjericão
PREPARO -- MFP, no Ciclo MASSA (nº8):
1. Prepare uma assadeira retangular grande de borda baixa de 40,5x30,5x1,7cm forrando-a com um silpat ou unte-a com margarina e polvilhe com farinha de trigo. RESERVE.
2. Remova as folhas de manjericão e reserve-as numa caixa fechada.
3. Na MFP: Acrescente na cuba os ingredientes 1 a 7, nesta ordem. Cave um buraco na farinha e ponha o fermento. Encaixe a cuba na máquina, escolha a Opção 8 (Ciclo MASSA), marque 8 minutos num timer, ligue a máquina e imediatamente o timer:
4. Quando o timer alarmar aos 8 minutos, desligue a tomada e inverta a massa***(3). Religue a tomada. Marque, então, 4 minutos no timer. Quando o timer alarmar --tempo de formação do ponto de véu****(4)--, desligue novamente a tomada. Retire a massa e o batedor da cuba, colocando a massa sobre a bancada. Passe um pouco de óleo na cuba com um pincel e também na superfície da massa.
5. 1º descanso da massa: Volte a massa para a cuba, cubra com um saco plástico, e deixe descansar por 30-40 minutos ou até QUASE dobrar de volume, num local sem vento.
6. Enquanto espera o 1º descanso da massa: Seque com papel-toalha o excesso de azeite do tomate seco e pique-o. RESERVE.
7. Após o 1º descanso: POLVILHE a massa com um pouco de farinha de trigo e vire a cuba sobre a bancada ligeiramente enfarinhada, deitando aí a massa. Abaixe-a com os dedos, para eliminar as bolhas de ar maiores, movimentando-os SEMPRE do meio para os lados, dando a forma aproximada de um retângulo. Abra com rolo formando um retângulo de 36x43cm*****(5). Passe uma camada de requeijão com as costas de uma colher de sopa, deixando livres uns 2cm em todas as margens do retângulo. Polvilhe o queijo parmesão e pressione-o suavemente com as mãos para ligá-lo ao requeijão. Depois, polvilhe o orégano; espalhe os tomates secos e, a seguir, as folhas de manjericão. Passe água com o dedo nas bordas dos dois lados maiores e na borda de um dos menores do retângulo. Enrole como rocambole pelo lado menor de 36cm que não foi molhado. Una a borda do fim do rocambole com a massa deste, apertando-as com os dedos e ponha a emenda para baixo. Aperte as pontas do rocambole e dobre-as para baixo.
8. 2º descanso da massa: Transfira o pão para a assadeira com ajuda de uma espátula meia-lua e deixe descansar, coberto com plástico, por 30 minutos ou até QUASE dobrar de volume.
9. Aos 15-20 minutos do 2º descanso, acenda o forno a 180º.
10. Quando terminar o crescimento do pão: Pincele-o com o ovo batido e leve para assar por aproximadamente 35 minutos. Gire a parte da frente da forma para trás aos 25 minutos, e novamente aos 30 minutos (forno a gás). Aguarde amornar e sirva.
DICA: Teste antes a sua panificadora para saber se ela tem memória, isto é, se DESLIGANDO-SE a MFP na tomada, ao religá-la, o Ciclo ou Programa que estava sendo processado continua do ponto em que havia parado quando a tomada foi desligada. A minha é uma Britânia Multi Pane 2p e já desliguei a tomada por até 35 minutos consecutivos e, quando religuei-a, o Ciclo Pão Sanduíche, o qual estava usando, continuou do ponto em que havia parado.
*(1): A farinha de trigo ideal para fazer pão deve conter elevada percentagem de proteínas, já que a textura da massa do pão resulta da formação de glúten, uma proteína. Os livros recomendam uma percentagem de 12% ou mais de proteínas. Para saber qual a melhor farinha de trigo, veja no quadro Informação Nutricional, impresso atrás da embalagem, a quantidade de Proteínas em 50g gramas de farinha. Se está escrito 5g, então há só 10% de proteínas, sendo esta farinha melhor para bolos, onde se deseja pouco glúten. Se está escrito 6g, então há 12% de proteínas, sendo ela boa para fazer pães devido à maior quantidade de glúten que pode ser gerado. Aqui em Fortaleza, a única que encontro com 12% de proteína é a FINNA.
**(2): Se quiser substituir a sêmola por farinha de trigo para pão, precisa reduzir o leite de 260g para 255g, pois a farinha para pão necessita de menor hidratação que a sêmola. Obs: Como não estava encontrando a Sêmola De Cecco aqui em Fortaleza, comprei a Sêmola Italiana Caputo no site Rua do Alecrim, todavia ainda não experimentei.
***(3): Ao inverter a massa, obtém-se uma sova mais homogênea.
****(4): Veja Ponto de véu no blog Deb Gigovate.
*****(5): Aconselho, a quem não tem muita experiência, a dividir a massa ao meio e fazer dois pães, pois é difícil transferir um pão grande da bancada para a assadeira.
0 comentários:
Postar um comentário