De todos os pães integrais que já comi, este é indubitavelmente o melhor: o mais perfeito em sabor e textura.
A substituição da farinha de trigo por sêmola deu a este pão uma peculiaridade tal, que só provando pode-se perceber a delicadeza e sabor único resultantes.
A ideia de usar sêmola nasceu após ter feito o Pão Fofinho de Semolina e ter sentido o imenso valor que ela acresce ao pão. Passei então a empregá-la em diversas receitas, e fiquei mais do que satisfeita com o resultado positivo!!!
Quanto aos créditos da receita original, lamento não tê-lo copiado à época (2007) nem tê-lo encontrado agora, todavia recordo que era um site médico. Lembro bem que a receita levava um ovo e que o troquei por mais duas ou três colheres de sopa de óleo, já que estava fazendo o pão integral por recomendação médica (colesterol alto). Desculpem-me, portanto.
Obs: Sacudir o saco de farinha de trigo integral antes de medir, para ficar mais homogênea.
Ingredientes *Xícara: 190ml *Colher de sopa: 15ml *1/2 colher de sopa (usei colher-medida de ½ Tbsp): 7,5ml *Medidas rasas
1. 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral grossa (200g) (uso Celeiro)
2. 2 xícaras de chá de Sêmola de trigo (266g) (uso De Cecco, di Grano Duro)
3. 6 colheres de sopa de óleo (90ml) (usei Liza, Equilíbrio)
4. 2 xícaras de chá de água filtrada morna (380ml)
5. 1 pacote de fermento biológico seco instantâneo (10g) (uso OETKER)
6. 2 colheres de sopa de açúcar
7 .1/2 colher de sopa de sal (9g)
PREPARO
1. Unte com óleo e polvilhe com farinha de trigo comum uma forma de pão de 28x10x7cm.
2. Na tigela grande da batedeira: adicione as duas farinhas e misture. Abra um buraco no meio e ponha o óleo. RESERVE.
3. No liquidificador: Ponha o fermento e a água morna e use rapidamente a função pulsar duas vezes para misturá-los. Acrescente o açúcar e o sal e use o pulsar três vezes, rapidamente, para misturar tudo (se bater muito, mata a levedura do fermento). Despeje o conteúdo sobre as farinhas e misture com uma colher de pau até obter uma massa homogênea. Transfira a tigela para a batedeira.
4. Na batedeira: Com os ganchos para massas pesadas voltados para o mesmo lado, bata durante 6-7 minutos na velocidade média/alta, sempre girando a tigela com a mão -- caso sua batedeira não gire automaticamente --, até obter uma massa homogênea e bem pegajosa. Derrame-a de uma só vez na forma com ajuda de uma colher de sopa e nivele a superfície. Ponha a forma dentro de um saco de lixo de 15 litros e deixe descansar por 15 minutos* ou até QUASE dobrar de volume, em local sem vento (armário da cozinha, por exemplo).
5. Assim que colocar a massa para descansar: acenda o forno a 235º (forno a gás).
6. Após os 15 minutos de descanso ou de QUASE dobrar de volume: dê 3-4 cortes diagonais na parte superior da massa com uma faquinha amolada de gume liso (para evitar rasgar de forma feia), e leve para assar por aproximadamente 30 minutos ou até corar e o palito, enfiado no centro do pão, sair seco. Gire a parte da frente da forma para trás aos 20 minutos, para corar por igual (forno a gás). Quando retirar, aguarde 3 minutos, desenforme e coloque-o sobre uma grade (para não suar). Aguarde 10 minutos (se resistir!) e sirva.
*O tempo de descanso de 15 minutos vale aqui para Fortaleza, que é quente o ano todo.
0 comentários:
Postar um comentário