Mais uma receita supersimples, contudo muito saborosa, advinda daquela fase de dor pós-cirurgia de hérnia de disco – já bem comentada --, em que precisei mudar diversas receitas para torná-las mais rápidas. Nesse período, passei a dispensar a massa de biscoito (ou outra) da maioria dos cheesecakes, e com raríssimas exceções, sinceramente, hoje prefiro-os sem massa.
Fiz vários testes para alcançar uma massa de queijo coalho que fosse cremosa e gostosa. Como sempre, tenho generosas “cobaias” humanas, e amigas!, que se dispuseram a provar e a dar opiniões para melhorar o resultado, de modo que consegui chegar ao que eu almejava, tornando-se essa a minha massa básica-- e demais apreciada! -- para todos os cheesecake com queijo coalho que faço.
Bem, o que desejo ressaltar mesmo é que esta é uma receitinha “muuuuito” especial e que você deve prová-la para sentir o excepcional sabor resultante do toque do queijo coalho aliado a essa apaixonante calda de frutas vermelhas.
Créditos: 1) Massa de queijo baseada na da receita aqui já publicada de Cheesecake de Goiabada com Queijo Coalho, a qual teve como base a receita de Cheesecake Romeu e Julieta com Ricota do site Bemfeitinho; 2) O preparo da Calda de Frutas foi baseado no preparo da Calda de Frutas Vermelhas dos blogs Dolce Salato, A Casinha e Receitas Dia a Dia.
Foto 3a: Cheesecake no forno, logo após girar a parte de trás estufada (seta azul) para a frente. Observe que vê-se bem a borda filetada do marinex na parte de trás da forma, que era a que estava na frente antes de girá-la; Foto 3b: Borda de trás estufada do cheesecake (seta azul), após 5 minutos de ter girado o marinex -- a qual era anteriormente a da frente. Veja agora que não se vê mais a borda filetada do marinex, encoberta pela borda que estufou.
Foto 4: Cheesecake depois de amornar. O centro afunda, formando um recipiente com bordas altas que conterá a calda de frutas em seu interior.
Receita do Cheesecake de Frutas Vermelhas com Queijo Coalho
Ingredientes (em temperatura ambiente) *Xícara de chá: 190ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de sobremesa: 7,5ml
A) Massa de queijo
1. 50ml de leite
2. 1 caixinha de creme de leite (200g)
3. 3 ovos médios
4. 240g de leite condensado
5. 400g de queijo coalho fresco (usei Boa Nata)
6. 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
7. 2 colheres de sopa de suco de limão
8. 3 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
B) Calda de frutas vermelhas congeladas*
1. 200g de morango
2. 200g de framboesa
3. 100g de blueberry (ou mirtilo)**
4. 1 xícara de chá de açúcar (150g)
5. 1 colher de sopa rasa de polvilho doce
6. 1 colher de sopa de água (15ml)
Preparo
A) Massa de queijo
1. Unte com margarina até a borda e polvilhe com farinha de trigo um marinex redondo de bordas filetadas de 25cm de diâmetro.
2. Acenda o forno a 160º.
3. Descasque o queijo, pese e corte em cubos grandes. RESERVE.
4. Esprema os limões e meça 2 colheres de sopa. RESERVE.
5. Pese o leite condensado e ponha 2 gramas a mais, que é o que se perde na vasilha em que se pesa. RESERVE.
6. No liquidificador: ponha os ingredientes 1 a 8. Bata bem (uns 3 minutos) até obter uma mistura homogênea. PROVE O SAL. Deve ficar suavemente salgado. Se preciso, caso o queijo seja muito salgado, acrescente mais 20g de leite condensado e bata só para incorporá-lo.
7. Verta no marinex e leve para assar por, aproximadamente, 40 minutos. Aos 35 minutos (foto 3a), quando a borda de trás do cheesecake fica estufada (mais alta que a borda do marinex), em virtude do forno ser mais quente atrás, use duas escumadeiras, uma em cada mão, a direita empurrando para trás a alça direita do marinex e a esquerda puxando para frente a alça esquerda, e gire a parte da frente do marinex para a trás. Deixe assar mais 5 minutos ou até que a borda de trás também fique estufada (foto 3b). Sabe-se que está pronto quando toda a borda do cheesecake está estufada (foto 3b) e o centro está ligeiramente consistente, de forma que tocando-o levemente com o dedo, este não fica melado, pois há uma fina crosta na superfície central. Desligue o forno e deixe a porta entreaberta 3-5cm com ajuda de um pano de prato dobrado. Retire o cheesecake após 20 minutos de ter desligado o forno e deixe amornar sobre uma grade (foto 4). Faça então a cobertura.
B) Calda de frutas vermelhas congeladas
1. Numa panela média de 20cm de diâmetro, ponha as frutas congeladas e o açúcar, misture ligeiramente, tampe e leve ao fogo baixo até as frutas começarem a desmanchar (aproximadamente 20 minutos). Não use colher para mexer para não desmanchar muito as frutas; apenas dê, vez por outra, uma “rodadinha” na panela de um lado para o outro. Assim que os morangos amolecerem, retire-os de dois em dois e corte-os ao meio no sentido do comprido dentro de um prato, voltando-os imediatamente para a panela (objetivo: deixá-los menos ácidos).
2. Quando as frutas começarem a desmanchar, retire rapidamente a panela do fogo, acrescente o polvilho dissolvido na água, misture e volte ao fogo para cozinhar por 1 minuto, mexendo delicadamente com uma colher de sopa. Verta a calda sobre o cheesecake e, com ajuda de duas colherzinhas de café, vire as bandas de morango que estiverem com o miolo para cima, de forma a ficarem exibindo a parte externa abaulada e mais bonita. Aguarde amornar e leve para gelar durante 2-3 horas antes de servir. É simplesmente maravilhoso!
*Não precisa descongelar as frutas nem acrescentar água, pois as frutas congeladas soltam muito líquido durante o cozimento.
**O blueberry é um tipo de mirtilo (Fonte: Dicionário Ilustrado Michaelis, Inglês-Português).
Dica para os cearenses: compro as frutas congeladas da marca Qualitá, no Pão de Açúcar Náutico. São excelentes! Uso sempre mirtilo, todavia queria provar o tão falado blueberry – mas não percebi diferença no sabor! --, que havia comprado anteriormente no Mercadinho São Luiz da Av. Virgílio Távora, esquina com República do Líbano – Fortaleza-CE.
0 comentários:
Postar um comentário