quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Empadão de Queijo da Tia Maria


Este foi o primeiro empadão que fiz na minha vida, há muitos anos atrás. Relembro com imenso carinho o cuidado que tive ao manipular a massa com as pontas dedos, imitando a maneira de fazer de minha mãe, e o orgulho de ter acertado a receita... É, o tempo urge...

Tia Maria, irmã da mamãe, cozinhava superbem. Seu tempero (refogado) era único e muito gostoso. Não sei o que ela fazia de diferente, mas nunca comi absolutamente nada, feito por outra pessoa, que tivesse aquele sabor específico. Sinto saudades desse sabor...

Este Empadão de Queijo, receita dela, acabou passando para o domínio da família, por ser muito rápido e fácil de fazer, além de delicioso. Quando preciso de um acompanhamento “neutro” para peixes ou carnes, é a ele que recorro com grande assiduidade. Estou repassando a receita porque tenho certeza que você vai adorar e que ela ser-lhe-á útil, muitas e muitas vezes, na sua cozinha.



Ingredientes *Copo: 185ml *Colher de sobremesa: 7,5ml 
Massa 
1. 200g de farinha de trigo 
2. 70g de manteiga (usei Betânia) 
3. 70g de margarina (usei Primor)
4. 1 gema (de ovo médio)
5. 1 pitada de sal, só se a manteiga tiver pouco sal

Recheio
1. 5 ovos médios
2. 50g de queijo parmesão ralado (usei Vigor, pacote azul) 
3. 200g de queijo prato ralado (usei Regina)*
4. 1 ½ copo de leite integral (275ml) 
5. 3 colheres de sobremesa de manteiga derretida

Preparo
Massa
1. Numa tigela média, acrescente os ingredientes 2 a 5 e misture bem. Adicione a farinha de trigo aos poucos, misturando inicialmente com uma colher de sopa e depois com as pontas dos dedos, delicadamente. Sobra um pouco de farinha de trigo.

2. Acenda o forno a 200º.

3. Divida a massa em duas porções iguais. Espalhe metade da massa, com as mãos, no fundo de um marinex redondo de borda filetada de 25x4,7cm e a outra metade, espalhe na parede vertical.

Recheio
1. Na batedeira: na tigela grande, ponha os ovos e bata, em velocidade média/alta, até espumarem (uns 40 segundos). Adicione os queijos parmesão e prato ralados e bata até que o queijo prato fique esmigalhado**. Acrescente o leite e a manteiga e bata até incorporá-los. O recheio fica bem líquido, pois o queijo e os ovos só vão engrossá-lo quando assarem.

2. Verta no marinex com cuidado para não sujar as bordas da massa. Leve para assar durante 35 minutos ou até o recheio ficar firme e corado, e as bordas corarem ligeiramente. Aos 25 minutos, gire a parte da frente da forma para trás, para corar por igual (se usar forno a gás). Se subir bolha de ar, dê uma cortadinha de 5mm no centro dela com uma faca de ponta fina e afaste um pouco as bordas do corte  para que o ar preso saia e tenha por onde sair posteriormente***. Quando retirar, deixe amornar uns 10-15 minutos sobre uma grade e sirva. É excelente acompanhamento para carne ou peixes. Pode também ser servido frio, como lanche, sozinho ou com uma saladinha de folhas verdes.

*Quando faço para mim, uso 250g de queijo prato ralado porque fica bem mais saboroso para o meu gosto, entretanto, torna-se um pouco mais salgado e nem todo mundo gosta ou pode comer.

**Dei uma bobeira nesta etapa: sem perceber, reduzi a velocidade e acrescentei o resto dos ingredientes. Quando despejei o recheio na massa, era tarde --“Inês era morta”--, percebi muitas tirinhas de queijo prato quase inteiras. Na foto 2, da fatia do empadão, percebe-se que há bastante queijo na base, o qual não foi esmigalhado.

***Quem me deu essa dica foi Cipriano (meu amor), quando eu estava assando uma Torta de Pão de Queijo e reclamei que tanto furava as bolhas com palito, como elas voltavam a formar-se. Então ele me disse que furar com palito era um ato inútil, explicando que quando a massa descia, após expelir o ar, o buraco feito pelo palito se fechava e o vapor liberado enchia novamente a bolha. Nota dez para ele! 

0 comentários:

Postar um comentário