sábado, 17 de dezembro de 2011

Cheesecake de Ricota e Cream Cheese


O velho ditado diz que “a dor ensina a gemer”. Após 1 ano e 3 meses com dor na coluna, resultante de uma cirurgia de hérnia de disco malsucedida – como muitos de vocês sabem --, a dor não me ensinou a gemer, mas a tornar minhas receitas simples ainda mais simples do que já eram, esquivando-me de aumentá-la. Passei então a evitar receitas muito demoradas e a usar marinex, em vez formas de fundo falso, tanto nas tortas doces como nas salgadas. Isto possibilitou-me o prazer de poder cozinhar, apreciar umas receitas gostosas e dar aos meus entes queridos a alegria de vê-los comer com satisfação umas comidinhas bem saborosas.

Este cheesecake* foi um dos resultados dessa fase de supersimplicidade. Além de ser muito prático de fazer, sua massa é de uma delicadeza ímpar.

Vocês devem ter notado que não utilizo a massa de biscoitos maisena na base do marinex, como é de praxe em cheesecakes. Não o faço em virtude de achar que ela altera o gosto suave da massa de queijos, todavia, se é do seu agrado, sinta-se a vontade para acrescentá-la, mas cuidando para que não seja espessa, caso use o mesmo marinex que eu, pois ele tem pouca altura.

Retornando ao cheesecake. Apesar de muito singelo, seu sabor é maravilhoso, dado pelo contraste inusitado entre o meio-doce e meio-salgado do recheio e o doce-azedo da cobertura. Não deixe de fazer e sentir o prazer de comer algo tão singular. E prepare-se para repetir, pois este cheesecake é mais, muiiito mais, do que delicioso!!!

*Aqui no Ceará, usa-se cheesecake como substantivo masculino.

Créditos: Massa baseada na receita do Cheesecake New York Classic do Blog From Our Home to Yours

Fotos 3a e 3b: Frente e verso do vidro de geléia de framboesa e vista de cima do cheesecake

Receita do Cheesecake de Ricota e Cream Cheese
Ingredientes *Colher de sopa: 15ml *Colher de sobremesa: 7,5ml *Colher de chá: 2,5ml 
Massa
1. 350g de cream cheese (uso Polenghi)

2. 350g de ricota fresca em pedaços pequenos (uso Sabor&Vida)
3. 3 ovos médios inteiros (entre 55-59g cada ovo com casca)
4. 300g de leite condensado
5. 1 colher de sobremesa de essência de baunilha

6. 2 colheres de sopa de suco de limão (30ml)
7. 2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo

Cobertura*
. 2 vidros de cobertura de framboesa: Himbeer Sauce da Schwartau (250ml) (foto 3a)
. 1 colher de sopa rasa de polvilho doce
. 1 colher de sobremesa de água

Decoração (opcional)
. 16 framboesas frescas para decorar**
. Folhinhas de hortelã ou de casca de limão

Preparo
Massa
1. Unte com margarina até a borda e polvilhe com farinha de trigo um marinex redondo de borda filetada de 25x4,7cm. RESERVE.

2. Acenda o forno a 160º.

3. Meça e pese os ingredientes. Corte a ricota em fatias e depois em pedaços pequenos. RESERVE.

4. Amasse o cream cheese num prato fundo com ajuda de um garfo. RESERVE.

5. No liquidificador: ponha os ingredientes 2 a 5 e bata bem (2-3 minutos), na velocidade máxima, até obter uma mistura homogênea. Desligue o liquidificador e deixe descansar 1 minuto. Ligue novamente na velocidade máxima e acrescente o suco de limão e em seguida o creme cheese, de 4 vezes. Bata até incorporá-los. Baixe a velocidade para mínima e adicione a farinha de trigo, batendo só até incorporá-la. Dê umas batidinhas no copo do liquidificador contra a bancada para estourar as bolhas de ar maiores.

6. Verta no marinex e leve para assar por 35-38 minutos. Aos 30 minutos, quando a borda de trás do cheesecake fica estufada (mais alta que a borda do marinex), gire a parte da frente do marinex para trás usando duas escumadeiras, uma em cada mão, a direita empurrando para trás a alça direita do marinex e a esquerda puxando para frente a alça esquerda do mesmo, objetivando corar por igual, porque no forno a gás a temperatura é mais alta na parte de trás. Deixe assar mais 5-8 minutos ou até que a borda de trás também fique estufada. Sabe-se que está pronto quando toda a borda do cheesecake está estufada e o centro está consistente, de forma que tocando-o levemente com o dedo, este não fica melado, pois há uma fina crosta na superfície central. Desligue o forno e deixe a porta entreaberta uns 3cm com ajuda de um pano de prato dobrado. Retire o cheesecake após 20 minutos de ter desligado o forno e deixe amornar sobre uma grade. Faça então a cobertura. Espalhe-a sobre o cheesecake com ajuda de uma colher de sopa e leve para gelar por 2 horas; distribua então as framboesas frescas sobre a cobertura, coloque algumas folhinhas de hortelã entre as framboesas e sirva.

Cobertura
.Verta num papeiro o conteúdo dos dois vidros de cobertura. Ponha numa xícara de café o polvilho doce e a água, misture e adicione à cobertura. Misture bem e leve o papeiro ao fogo alto até começar a ferver e engrossar um pouco, sempre mexendo. Abaixe o fogo e deixe ferver por 1-2 minutos para engrossar mais e cozinhar o polvilho, mexendo constantemente. Após verter a cobertura no cheesecake, RESERVE o papeiro com o restinho de geléia para pincelar as framboesas frescas.

Decoração (opcional)
.Imediatamente antes de servir, acrescente 2-3 colheres de chá de água (10-15ml) à geléia reservada no papeiro, aqueça e pincele as 16 framboesas frescas com um pouco dela, descartando as sementes, claro; distribua-as sobre a cobertura, no centro da forma (fotos 1 e 3b) ou como você achar mais bonita, acrescentando algumas folhinhas de hortelã (como eu não tinha hortelã em casa, retirei com uma faca, no sentido vertical, 4 pedaços de casca de limão e recortei-as com tesoura, dando-lhes o formato de folha – um recurso que uso sempre que não tenho hortelã).

*Você pode optar por qualquer tipo de cobertura: geléia de morango, de goiaba, de frutas vermelhas, de framboesa etc. Se a geléia for espessa, adicione um pouco de água e leve ao fogo para torná-la mais fina.

**Acredite, comprei uma caixinha de 100g de framboesa e só consegui salvar 16 unidades bonitinhas para a decoração. Cozinhar aqui em Fortaleza não é fácil... Mas o diacho é que adoro esta cidade, mesmo com suas dificuldades de bons produtos culinários.

0 comentários:

Postar um comentário